6 dicas para acelerar o metabolismo e perder peso

por


O metabolismo lento é um dos principais empecilhos para o sucesso da perda de peso. Principalmente em datas comemorativas, durante o final do ano, costumamos exagerar no consumo de guloseimas e acabamos por não resistir às tentações. Quem mais sofre com o aumento de peso são as pessoas que possuem o metabolismo lento, o que contribui para o acúmulo de gordura e alguns quilos a mais na balança.

Quais são as dicas para acelerar o metabolismo? Especialistas explicam que hábitos diários como atividade física e alimentação adequada podem modificar este quadro e contribuir de maneira saudável para perda de peso. É importante ressaltar que não adianta ingerir comprimidos milagrosos para acelerar o metabolismo, pois você será apenas refém desta substância química, que mais tarde irá prejudicar o organismo que precisa trabalhar de modo natural.

Vamos prestar atenção em algumas dicas:

Café da manhã

 

1- Tomar café da manhã diariamente

O café da manhã, como muitas pessoas já sabem, é a principal refeição do dia. O desjejum ajuda a despertar o metabolismo e contribui para reposição de energias que serão gastas durante o dia. É importante ingerir pela manhã alimentos favoráveis para esta tarefa e fibras são essenciais. Opte por frutas como mamão, banana e experimente misturar no suco ou junto às frutas chia e linhaça, ótimas fontes de vitaminas e excelentes no auxílio do metabolismo e saciedade.

 

cerejaFonte: antiquepassion

 

2- Não abuse do consumo de gorduras prejudiciais

Este é um dos principais fatores que explicam o caso de pessoas que comem pouco e não conseguem emagrecer: talvez estejam exagerando na ingestão de gorduras. Substitua a gordura por alimentos ricos em carboidratos.

 

academia

 

3- Pratique atividade física em jejum

É uma prática que alguns especialistas recomendam para atletas e pessoas que praticam exercícios, entretanto, deve-se ter cautela e não exagerar no ritmo. Para pessoas que não são acostumadas a praticarem um treino mais intensificado, o ideal é que controle a alimentação e modere o ritmo do exercício para que não termine morrendo de fome e com cansaço extremo.

Caminhadas são bastantes recomendadas pela manhã, pois possuem uma intensidade e impacto considerado baixo, embora contribua bastante para acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso e musculatura.

4- Organize as refeições diárias

Além das principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar, adicione algumas pausas para pequenos lanches antes. Estes lanches pode ser uma vitamina de frutas, suco com chia, mamão, ou uma fatia de queijo branco light com pão integral. Experimente também amassar duas bananas e acrescentar aveia e linhaça, ótima opção para a saciedade.

5- Beba muita água

A água como sempre é imprescindível para a perda de peso, pois irá eliminar as toxinas, auxiliar nos processos digestivos e sem dúvida contribuir para o funcionamento ideal do metabolismo.

 

pimenta

 

6- Os benefícios da pimenta

A pimenta é ótima para quem deseja dar um upgrade no metabolismo! Os alimentos picantes como o curry, pimenta negra e cominho disparam as funções do metabolismo e ajudam na queima de gordura, pois provocam calor e maior gasto energético. São responsáveis por acelerarem a combustão energética dos alimentos.

Fontes: Online Farma & Sare Drogarias.