Açúcar ou adoçante? Qual é a melhor opção?

por

Time 4 Acucar ou adocante Qual e a melhor opcao

O açúcar é tido por muitas pessoas como o grande vilão das dietas saudáveis. Apesar disso, esse alimento costuma encontrar espaço na mesa dos brasileiros, afinal, quem não gosta de um sabor docinho e agradável? Os que abrem mão do açúcar no cardápio devido aos seus malefícios, logo dão um jeito de substituí-lo por adoçantes, mas será que essa é uma boa troca?

Mesmo com baixo ou nenhum teor calórico, os adoçantes nem sempre são escolhas saudáveis. Em alguns casos, os produtos chegam a ser tão prejudiciais quanto o próprio açúcar. Diante desse fato, resta uma pergunta: açúcar ou adoçante? Qual é a melhor opção? Se você está em dúvida, continue lendo o nosso artigo para tomar a decisão mais acertada!

Como o açúcar e o adoçante são produzidos?

Antes de apresentar argumentos para que você escolha açúcar ou adoçante, é importante conhecer a forma de produção de cada um, pois a fabricação já dá indícios de qual seria o melhor para a saúde. O açúcar é um alimento produzido a partir da beterraba ou da cana de açúcar. É um carboidrato de rápida absorção, que fornece energia ao corpo e traz benefícios se consumido moderadamente. Os adoçantes, por sua vez, são fabricados artificialmente, por meio de matérias-primas variadas, como produtos sintéticos, aminoácidos e derivados de cana.

Quais as diferenças em termos de calorias?

Enquanto o açúcar possui, em média, 110 kcal por colher de sopa, o adoçante possui nenhuma ou poucas calorias. Analisando essa informação isoladamente, para as dietas de emagrecimento, o adoçante é sempre a melhor opção, porém, se além de perder peso, a pessoa busca ganhar saúde, alguns adoçantes são altamente nocivos. É preciso escolher o adoçante certo para se beneficiar!

Afinal de contas, devo escolher açúcar ou adoçante?

Depende do açúcar e depende do adoçante. Nem todo açúcar é prejudicial e nem todo adoçante é saudável. Do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo e o açúcar orgânico possuem minerais e vitaminas essenciais para a saúde, porém, por serem altamente calóricos, devem ter o consumo moderado para evitar o sobrepeso, a obesidade e o aumento do nível de glicose no sangue. Já o açúcar refinado deve ser terminantemente evitado, pois além de possuir muitas calorias, ele passa por processos químicos que o tornam nutricionalmente pobre.

Quanto aos adoçantes, nem todos são vilões. Aspartames, sacarina, ciclamato e xarope de agave são mais prejudiciais, mas existem os adoçantes do bem, como por exemplo, a sucralose, a stevia e o xilitol. A sucralose, inclusive, pode ser consumida por gestantes, crianças, idosos e portadores de diabetes. E aí, já consegue definir se é melhor incluir açúcar ou adoçante na sua dieta?

Quais são os danos que o açúcar ou adoçante podem causar?

Se você ainda está indeciso entre açúcar ou adoçante, coloque os danos de cada um na balança e faça a sua escolha. O excesso de açúcar pode causar problemas de saúde como inflamações, obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, perda de cálcio, diminuição da memória, dificuldades de aprendizagem e o agravamento da diabetes. Já alguns adoçantes também pode causar prejuízos à saúde, como o aumento do risco de câncer, o comprometimento da flora bacteriana, o enfraquecimento da imunidade e a perda de colágeno, mas esses riscos só existem se o consumo for exagerado e se você optar pelo adoçante errado. Lembre-se que existem adoçantes saudáveis e que beneficiam a dieta. Fica a dica!

Como escolher o melhor adoçante?

Como você viu, tanto o açúcar, quanto o adoçante podem ser prejudiciais, no entanto, se forem consumidos em quantidades reduzidas, em bebidas e sobremesas saudáveis, não há grandes perigos para a saúde e boa forma. Aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos, mas quando for necessário adoçá-los, use doses equilibradas de adoçante,  dando preferência a produtos saudáveis, como a stevia, o xilitol e a sucralose. Para fazer as melhores escolhas, crie também o hábito de ler o rótulo dos alimentos e conferir os ingredientes contidos nos produtos industrializados. Desse modo, você minimiza as chances de consumir açúcares e adoçantes prejudiciais sem se dar conta.

E aí, como você costuma adoçar seus alimentos? Usa açúcar ou adoçante habitualmente? Comente!