5 alimentos que não podem faltar em uma alimentação saudável

por

 

Time 4 5 alimentos que não podem faltar em uma alimentação saudável

Já ouviu aquele ditado: “você é o que come”? A frase pode soar estranha e exagerada, porém, tal afirmação carrega em si muita verdade. De fato, os alimentos que consumimos no dia a dia interferem não apenas na nossa forma física, mas, também, impactam nossa saúde de modo geral.

Só para ter ideia, uma alimentação saudável é capaz de acelerar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o raciocínio lógico, aumentar a disposição, entre outros benefícios incontáveis.

Existem alimentos que podem fazer verdadeiros milagres por nosso corpo. Isso vai muito além da esfera do emagrecimento ou ganho de massa magra, já que comer bem está intimamente ligado à qualidade de vida e ao bem-estar. Se você deseja se alimentar de maneira saudável, veja a seguir alguns alimentos que possuem macro e micronutrientes que não podem faltar na sua dieta!

Carboidratos: principal fonte de energia para o corpo

Carboidratos são macronutrientes importantíssimos para o organismo, pois são responsáveis por fornecer energia para as células, garantindo assim o funcionamento do corpo.

Em uma dieta focada na alimentação saudável e equilibrada, os carboidratos não podem faltar, por isso, é recomendável incluir opções como arroz integral, batata doce e tapioca no cardápio. Pães e massas integrais também são bem-vindos, desde que se evite os excessos, afinal, esses alimentos tendem a ser muito calóricos.

Proteínas: nutrientes essenciais na alimentação saudável

As proteínas também são indispensáveis na alimentação saudável, uma vez que elas ajudam na construção dos tecidos e reparação muscular. Para ter um corpo nutrido, firme e bonito, é fundamental acrescentar proteínas na dieta, principalmente se você treina. Para tanto, consuma ovos, carnes magras, quinoa, soja, grão de bico, laticínios desnatados e alimentos à base de whey protein, como as barrinhas proteicas e o sorvete performance.

Gorduras: elas não podem faltar na sua dieta

Vistas por muitas pessoas como vilãs da alimentação saudável, as gorduras são tão importantes e necessárias quanto os carboidratos e proteínas. Elas também funcionam como fonte de energia, além de fornecerem ácidos graxos essenciais para a manutenção da saúde. Para completar, elas colaboram na absorção de vitaminas.

Apesar de todos os benefícios, a ingestão deve ser moderada e você deve priorizar o consumo de gorduras boas, como as provenientes das nozes, castanhas, pistache, amêndoas, abacate, coco, azeite e salmão.

Vitaminas: para complementar a dieta com muita saúde

Na alimentação saudável, as vitaminas ocupam lugar de destaque. Esses micronutrientes trabalham em parceria com as enzimas, contribuindo diretamente nas atividades celulares e no funcionamento do organismo.

As vitaminas A, D, E e K são encontradas na gema do ovo, no leite e derivados , além das carnes. Já as vitaminas do complexo B e a vitamina C estão presentes em grande parte dos vegetais.

As frutas, por exemplo, são riquíssimas em vitaminas que fortalecem as defesas do corpo, contribuem na manutenção do tônus muscular, melhoram o funcionamento do sistema nervoso, auxiliam na beleza da pele, ajudam no trabalho intestinal, otimizam a circulação, etc.

Sais minerais: micronutrientes indispensáveis

Sais minerais como fósforo, cálcio, zinco, magnésio, ferro e potássio são fundamentais para a saúde. As porções diárias necessárias para uma alimentação saudável são relativamente pequenas, mas o corpo irá reclamar se houver deficiência desses micronutrientes.

Excelentes fontes de sais minerais são as oleaginosas, os laticínios, as sementes, os vegetais verdes, os cereais integrais, a ervilha, as frutas secas, dentre outros.

E aí, esses nutrientes tão importantes já integram seu cardápio? Quais são os alimentos que fazem parte da sua dieta? Compartilhe as suas opiniões e experiências com a alimentação saudável, através dos comentários. Até a próxima!