Conheça 5 alimentos perigosos que podem conter gordura trans

por

Time 4 Conheça 5 alimentos perigosos que podem conter gordura trans

A gordura trans é perigosa, pois o seu consumo exagerado pode aumentar significativamente os riscos de acidentes vasculares, infarto, diabetes, aterosclerose e outras doenças graves. Esse tipo de gordura é tão prejudicial porque diminui o colesterol bom (HDL) e eleva o colesterol ruim (LDL).

Em alguns países, como Dinamarca e Suíça, a gordura trans é proibida nos alimentos industrializados, porém, no Brasil, esse tipo de gordura ainda é permitido. Muito usado pela indústria alimentícia para dar consistência e aumentar a durabilidade da comida, a gordura trans está presente em boa parte dos embutidos, até mesmo em alimentos aparentemente leves e inofensivos.

Quer conhecer alguns alimentos perigosos que podem conter gordura trans? Então veja a nossa lista, habitue-se a ler os rótulos e evite os produtos com elevado teor de gordura trans. A sua saúde agradece!

Margarina: gordura trans presente na mesa dos brasileiros

A margarina não parece ser vilã da alimentação saudável, mas é. Ela é resultado de uma mistura de óleos vegetais que passam por processo de hidrogenação para atingir uma consistência cremosa. Além dos óleos vegetais, a margarina conta com conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos. Para completar, é uma bomba de gordura trans. Sabendo disso, é melhor combinar a sua torrada com outros acompanhamentos, como por exemplo, creme de ricota ou geleia de frutas.

Pipoca de micro-ondas: melhor trocar por pipoca caseira

A pipoca de micro-ondas é saborosa, crocante e muito prática, afinal, fica pronta em poucos minutos. Apesar dessas vantagens, tal alimento não deve ser incluído no cardápio, pois é rico em gordura trans. Se você gosta de pipoca, opte pela versão caseira, apenas modere na quantidade de óleo e sal para não comprometer a dieta.

Macarrão instantâneo: praticidade x saúde

Sabia que o macarrão instantâneo também pode esconder uma alta quantidade de gordura trans e gordura saturada? Geralmente a massa e o tempero desse tipo de produto contêm óleos hidrogenados prejudiciais à saúde. Como se não bastasse, o macarrão instantâneo tem grande teor de sódio.

Sorvetes: ainda bem que nem todos possuem gordura trans

Os sorvetes tradicionais também são fontes de gordura trans, mas nem tudo está perdido! Existem opções saudáveis e funcionais de sorvetes que são zero gordura trans. Entram nessas categorias os sorvetes artesanais e os sorvetes proteicos. Essas versões são igualmente saborosas e cremosas, mesmo não contendo gordura trans.

Vale ressaltar que sobremesas prontas, como pudim e bolo de caixinha também podem conter esse tipo de gordura. Procure ler os rótulos antes de colocar esses produtos no carrinho.

Batata frita: o perigo também mora no fast food

Para finalizar a nossa lista de alimentos perigosos, não poderia faltar a batata frita. Há oito gramas de gordura trans em um pacote médio de batata de fast food, aquela previamente congelada e depois frita. Os amantes de batata devem preparar batatas assadas ou cozidas em casa para se livrarem dos efeitos nocivos da gordura trans.

Você conhece outros alimentos que possuem gordura trans na composição? Compartilhe os seus conhecimentos conosco através dos comentários.