Aprenda a aumentar a imunidade com 4 passos simples

por

Time 4 Aprenda a aumentar a imunidade com 4 passos simples

O sistema imunológico exerce uma importante missão no organismo de qualquer pessoa: Pois, é ele quem combate bactérias e vírus malignos, ou seja, evita que simples problemas como a gripe, sinusite e resfriados apareçam, assim como doenças mais graves.

Quando o sistema imunológico está funcionando bem, pode-se dizer que a imunidade está lá em cima também! Em outras palavras, quanto mais forte estiver o seu sistema de defesa, maior será a sua imunidade contra doenças e complicações.

Entendendo tudo isto, você já deve estar se perguntando como aumentar a imunidade, não é mesmo? Afinal, o frio está chegando e com ele aparece os típicos problemas de saúde que conhecemos tão bem. E como também sabemos, com a rotina cada vez mais pesada, um dia de repouso pode prejudicar muito a vida profissional e pessoal.

Por isso, nós vamos ajudar você a se preparar contra tudo isto! Siga as quatro dicas a seguir e esteja preparado para encarar o frio que vem por aí!

Alimente-se balanceadamente

As células e anticorpos do sistema imunológico são formadas por lipídeos (gordura), carboidrato e proteínas. Ou seja, aumentar a imunidade está intimamente ligada a hábitos de alimentação saudável. A dica aqui é sempre variar as suas refeições, consumindo salada e frutas regularmente.

Confira algumas dicas de alimentos:

  • Carboidrato: arroz integral, macarrão integral, batata doce;
  • Proteína: frango, carnes vermelhas, peixes;
  • Lipídeos: amendoim, salmão, abacate.

É importante ressaltar que saladas e frutas possuem outras vitaminas e componentes que auxiliam o sistema imunológico e aumentam nossa resistência.

Pratique exercícios físicos

Quando nos exercitamos, o corpo passa por uma série de processos metabólicos e hormonais que influenciam em todos os aspectos o nosso organismo, inclusive, revitalizando e fortificando o sistema imunológico, fatores essenciais para aumentar a imunidade.

Logicamente, quanto maior for a frequência e intensidade dos exercícios físicos, maior serão os resultados. Tente manter uma regularidade de, no mínimo, três vezes na semana, durante 40 minutos, da prática do esporte de sua preferência. E cuidado: esteja bem agasalhado se o dia estiver frio!

Não se estresse: isso atrapalha a aumentar a imunidade

Sim, o estresse tem tudo a ver com a taxa de imunidade do nosso organismo. Ao se irritar ou passar por uma forte emoção negativa, o organismo libera o cortisol, hormônio do estresse. Por sua vez, o cortisol possui o potencial de diminuir drasticamente o sistema imunológico.

Então, mais do que nunca, vale acreditar: o estresse abre as portas para doenças. Aumentar a imunidade significa também levar uma vida mais leve, calma e serena.

Tenha hábitos de higiene

Logicamente, este simples passo não poderia estar fora da nossa lista. Afinal de contas, a boa higiene garante que bactérias e vírus não entrem em contato com pontos de entrada do nosso corpo, como boca e nariz e assim evita com que possamos contrair alguma infecção.

Aumentar a imunidade é também trabalhar para que o sistema imunológico não necessite atuar a todo o momento, então atente muito para com os hábitos de higiene. Lavar as mãos depois de um bom dia de trabalho antes de relaxar e comer é o primeiro e mais importante da lista. E lembre-se: falta de higiene não coloca em risco apenas você, mas também quem está a sua volta.

E aí, gostaram das nossas dicas? Quais são as suas medidas para aumentar a imunidade? Conte para a gente nos comentários abaixo e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Dúvidas? Deixe seu comentário!