Como funciona a dieta da proteína?

por

Time-4-Como-funciona-a-dieta-da-proteina

A perda de peso se tornou uma mania mundial. Não somente entre as pessoas que procuram emagrecer por benefícios estéticos ou padrões de beleza, mas também é uma meta a ser alcançada, por aqueles que necessitam da redução de peso por apresentar diversas complicações e problemas de saúde, resultantes do excesso de quilos. O objetivo da perda dos excessos é a entrada para uma vida mais saudável e também com hábitos que favoreçam a estrutura do corpo, quanto o organismo.

A dieta da proteína, tem se tornado um dos cardápios mais indicados à todas as pessoas que procuram emagrecer, sendo que ela se baseia em uma grande variedade de alimentos que precisam ser consumidos, sem possuir carboidratos. Conseguindo eliminar esta propriedade de suas refeições diárias, o corpo se acostuma a utilizar outras formas de fonte de energia, contribuindo assim para que o organismo possa recorrer à própria gordura para sustentar-se.

No post de hoje vamos entender um pouco mais sobre essa dieta, assim como as vantagens e desvantagens dela. Continue acompanhando com a gente!

Como funciona a dieta da proteína?

A dieta da proteína funciona através da eliminação, inicialmente, e posterior redução da ingestão dos carboidratos. Ou seja, ela realiza o processo contrário de outras dietas que, costumam propor que primeiro haja a diminuição de algumas propriedades ou mesmo tipos de alimentos, para somente depois se conseguir cortá-lo por completo.

O cardápio composto da dieta da proteína, que é dado aos interessados, funciona de forma que os carboidratos, ao estarem ausentes, possam fazer com que o organismo, passe a consumir as próprias gorduras como substitutas, mantendo assim a pessoa em seu dia-a-dia de forma saudável e podendo realizar todas suas atividades necessárias.

Por que perde peso?

A dieta da proteína funciona da seguinte forma: conforme o corpo se depara com a abstinência dos carboidratos, o mesmo começa a recorrer às gorduras, que é sua principal fonte de energia, causando assim o emagrecimento.

Quais as vantagens da dieta da proteína?

Esta dieta, desencadeia um determinado processo no corpo, em que o fígado, converte gordura corporal em substâncias utilizadas pelo corpo como fonte de energia, quando falta carboidratos (que são os responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo). Esse mecanismo é chamado de cetose, e é essencial para que ocorra o emagrecimento. Nesse processo, se fala que o corpo está em cetose, assim a fome não existe, o que leva a uma rápida perda de peso.

Quais as desvantagens da dieta da proteína?

Segundo nutricionistas, a dieta da proteína foge muito dos hábitos alimentares comuns da grande maioria de pessoas e, talvez, por isso que seja tão difícil conseguir segui-la por um longo tempo. Essa ansiedade que se gera, pode resultar em um ganho de peso muito rápido, quando se voltar a comer os carboidratos. Outra desvantagem é que este cardápio restrito, não cria nas pessoas uma reeducação alimentar. As pessoas simplesmente se esforçam para ficar um certo período de abstinência e isso pode levar a um efeito sanfona.

A dieta da proteína pode causar também alguns problemas de concentração, uma vez que o cérebro não consegue funcionar sem glicose e também libera gorduras saturadas, que a longo prazo aumenta o colesterol.

Gostou das nossas dicas? Ficou interessada na dieta? Temos muito mais dicas bem interessantes para vocês! siga nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de tudo o que acontece!