Quero emagrecer, devo cortar carboidrato à noite?

por

Time 4 Quero emagrecer, devo cortar carboidrato à noite

Uma das principais dúvidas de quem pretende começar uma nova dieta, ou quer mudar os hábitos alimentares para perder peso ou ter uma vida mais saudável, é se é mesmo preciso cortar carboidrato à noite. Há quem diga que sim, há que diga que não. Com tantas dúvidas e opiniões conflitantes, fica até difícil descobrir o que é melhor pra gente, não é mesmo?

Acompanhe o nosso post e solucione, de uma vez por toda, suas dúvidas sobre a real necessidade de cortar carboidrato à noite.

Cortar carboidrato à noite: mito ou verdade?

Como qualquer assunto relacionado à alimentação e à saúde, a ingestão de carboidrato é um tópico bastante discutido entre nutricionistas e profissionais da saúde. A sabedoria popular diz – e muitos profissionais desinformados propagam essa informação – que comer carboidrato à noite prejudica na perda de peso.

Por outro lado, a ciência já ofereceu uma resposta direta para resolver esse mito de uma vez por todas: cortar carboidrato à noite não ajuda a emagrecer! Na verdade, cortar o carboidrato na parte da noite pode atrapalhar na perda de peso, pois muitas pessoas optam por não comer carboidrato, mas acabam substituindo por algo mais calórico e gorduroso, o que nada ajuda na dieta e pode causar um efeito contrário ao desejado.

Menos carboidrato não ajuda a emagrecer

Nosso corpo precisa de uma quantidade específica de carboidratos ao longo do dia para que tudo corra bem em nosso organismo e a gente tenha um gasto calórico adequado, conforme nossa idade, medidas e massa corporal. O que define a perda de peso de pessoa para pessoa é a quantidade de calorias que ela precisa consumir ao longo do dia para ter uma alimentação balanceada e estimular o metabolismo a perder os quilinhos indesejados.

Por esse motivo, não faz muito sentido concentrar o consumo de carboidrato na parte da manhã ou da tarde, e cortar carboidrato à noite, já que o consumo a menos de carboidrato não colabora em nada para a perda de peso, e sim o que você come ao longo de todo o dia. 

É importante saber que nós gastamos energia mesmo quando estamos dormindo, e a ingestão de carboidrato à noite é parte essencial da nossa rotina para que o nosso corpo continue funcionando de maneira correta e queimando as gordurinhas indesejadas, sem perda de massa magra.

Mas o que devo fazer para perder peso?

O principal que se deve ter em mente é que toda alimentação deve ser acompanhada de escolhas conscientes. Uma alimentação saudável não significa que você precisa adotar uma dieta radical e restritiva, cortar carboidrato à noite, deixar de comer comidas saborosas ou se penalizar diante de uma sobremesa. O importante é ter consciência alimentar e buscar alternativas que não agridam o seu corpo e façam você se sentir mal com suas escolhas.

Além disso, é muito importante conhecer o seu corpo e as suas necessidades específicas. Para isso, é indispensável fazer um acompanhamento nutricional e planejar sua alimentação diária de acordo com aquilo que o seu corpo pede, principalmente se você pratica atividades físicas com frequência.

Agora que você já sabe a verdade por trás do mito de cortar carboidrato à noite para perder peso, já pode programar sua dieta sem medo de ser feliz! Compartilhe com a gente suas dúvidas e experiências.