Durma: o sono é muito mais do que você sonha!

por

Quem não gosta de dormir? Uma cama confortável, uma coberta, um travesseiro e lá se vão 8 horas da sua noite. O sono traz muito mais benefícios do que você imagina. De antidepressivo a emagrecedor, ele é extremamente necessário.

Quem cedo madruga, engorda

Quando estamos dormindo, o organismo ainda está trabalhando e ele espera irmos descansar para produzir outras substâncias que utilizamos quando estamos acordados. Um desses hormônios é a leptina, capaz de dar a sensação de saciedade. Por isso, às vezes, é difícil acordar e já tomar café da manhã. Quem dorme menos, produz menos leptina e tem uma tendência a comer mais durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito. A perda de gordura também está ligada ao sono, quem dorme pouco, perde menos gordura.


Healthy lifestile tips

Dormir é para os fortes

Durante o sono, seu corpo produz o hormônio GH, responsável pelo crescimento e tonificação muscular. Além de evitar o acúmulo de gordura, combate a osteoporose em idosos e melhora o desempenho físico. A qualidade do sono é de suma importância, dormir bem é não ter distúrbios do sono, como insônia ou acordar várias vezes durante a noite. Não dormir traz sérios riscos à saúde, podendo levar à morte se não ocorrer dentro de aproximadamente 10 dias.

Antidepressivo

Dormir te deixa mais feliz. Um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, comprova que quem dorme entre 6 e 9 horas por dia possui menos chances de desenvolver depressão e, se já conviver com a doença, os efeitos são minimizados e a qualidade de vida melhora. Mas, quem dorme menos que 6 horas ou mais que as 9 horas necessárias possui a tendência de ser menos feliz ou sofrer um aumento dos sintomas da depressão.

Nada de reclamar do despertador, tem hora certa para acordar e para dormir. O sono faz bem para a saúde corporal e mental, aumentando para o bem-estar e nos ajudando a conquistar nossos objetivos.

O Time4 deseja uma boa noite de sono para você. 😉