Entenda a importância dos carboidratos na sua alimentação

por

Time-for-4-Entenda-a-importancia-dos-carboidratos-na-sua-alimentacao

Os carboidratos são todos os componentes que dão energia ao corpo e são encontrados em alimentos como frutas, legumes, pães, massas e produtos lácteos.

Seu organismo utiliza estes alimentos para produzir glicose, que é a principal fonte de energia do corpo. A glicose é um tipo de açúcar, que pode ser utilizado imediatamente para energia ou armazenada para ser usado mais tarde.

Os carboidratos, fornecem ao corpo a energia de que ele necessita e são uma boa fonte de muitas vitaminas e minerais. No entanto, nem todos os carboidratos são criados da mesma forma.

Acompanhe o post de hoje e descubra mais sobre a importância dos carboidratos, esse macronutriente em nosso organismo.

Por que precisamos de carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes que precisamos nas maiores quantidades. De acordo com a Dietary Reference Intakes publicadas pelo USDA, 45% – 65% das calorias devem vir de carboidratos. Precisamos dessa quantidade de carboidrato, porque:

  • Os carboidratos são a principal fonte de combustível do corpo;
  • Os carboidratos são facilmente utilizados pelo organismo para produzir energia;
  • Todos os tecidos e células do nosso corpo podem usar a glicose para produzir energia;
  • A importância dos carboidratos, está vinculada ao sistema nervoso central, os rins, o cérebro, os músculos, incluindo o coração, para funcionar adequadamente;
  • Os carboidratos podem ser armazenados nos músculos e do fígado e depois utilizados para produzir energia;
  • Os carboidratos são importantes para a saúde intestinal e a eliminação de resíduos;
  • Os carboidratos são encontrados principalmente em alimentos ricos em amido (como grãos e batatas), frutas, leite e iogurte. Outros alimentos como legumes, feijões, nozes, sementes e queijo cottage contém carboidratos, mas em quantidades menores.

A fibra refere-se a certos tipos de carboidratos que nosso corpo não pode digerir. Estes carboidratos passam através do trato intestinal e ajudam a movimentar resíduos para fora do corpo. Dietas que são pobres em fibras têm sido a causa de problemas como prisão de ventre e hemorroidas, além de aumentar o risco de certos tipos de câncer, como câncer de cólon.

As dietas ricas em fibras, no entanto, têm sido indicadas para diminuir os riscos de doenças cardíacas e obesidade, além de ajudar a diminuir o colesterol. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, verduras e produtos integrais. O que mostra a importância dos carboidratos.

A importância dos carboidratos a curto prazo

Uma dieta pobre em carboidratos, pode gerar alguns males instantâneos ao corpo e sua eficiência, como:

  • Náusea;
  • Mudanças de humor;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Mal hálito.

Em alguns casos, depressão pode também ser listado entre os resultado negativos da restrição de carboidratos.

Como se alimentar corretamente de carboidratos e perder peso

Para uma boa dieta sem prejuízos à saúde, coma em abundância frutas e vegetais frescos, que podem adicionar variedade, cor e sabor às refeições. Os cereais integrais como trigo integral e arroz integral são excelentes fontes de carboidratos saudáveis. Verifique o rótulo nutricional para obter informações de carboidratos, incluindo carboidratos totais, fibra alimentar, e açúcares.

Segue algumas ideias para consumir os carboidratos certos em sua dieta: comece o dia com um pequeno lanche de cereais integrais e frutas. Adicione uma porção extra de vegetais no almoço e jantar. Para lanches rápidos entre as refeições, tenha alguns legumes cortados, e coma uma fruta inteira como sobremesa.

Notou como é grande a importância dos carboidratos para nosso organismo e uma dieta balanceada? Então já sabe, melhor manter uma alimentação saudável e equilibrada para sempre estar em forma e com o organismo funcionando corretamente.

Gostou destas dicas? Quer conhecer outras mais que preparamos para você? Então siga nossa página no Facebook para não perder nada!