5 motivos para você consumir menos açúcar

por

Time 4 5 motivos para você consumir menos açúcar

O açúcar está presente em quase tudo que consumimos. Basta andar pelo mercado para notar que ele está nos pães, sopas, vinhos, sucos e outros. Sem contar o açúcar que utilizamos para adoçar bebidas e sobremesas.

Estima-se que o consumo mundial de açúcar tenha crescido 50% nos últimos cinquenta anos e sabe-se que o seu excesso é o principal fator de risco associado ao desenvolvimento da obesidade e doenças como o diabetes.

Ficou preocupado? Então leia este post e conheça cinco razões para consumir menos açúcar e melhorar sua saúde e qualidade de vida. Confira!

1. Promove a obesidade e o sobrepeso

É comprovado que o consumo de açúcar está associado à obesidade em crianças e adultos. Isso acontece porque quando consumimos açúcar, ele é convertido em glicose e o excesso, transformado em triglicerídeos. Em longo prazo, esse processo engorda e aumenta a gordura corporal, facilitando o aparecimento de doenças cardiovasculares e colesterol alto.

Essa informação já deveria ser suficiente para que você passe a consumir menos açúcar, pois os dados do Ministério da Saúde são alarmantes: mais da metade da população brasileira (53,9%) está acima do peso, sendo que desses, 18,9% são obesos. Entre as crianças, um terço delas apresenta sobrepeso.

2. Fator de risco para diabetes tipo 2

A diabetes do tipo dois está associada à obesidade e, consequentemente, à ingestão excessiva de açúcar.

Ela ocorre quando o organismo não utiliza a insulina adequadamente ou não produz esse hormônio em quantidades suficientes.  

Isso se dá devido ao acúmulo de gordura, que gera uma deficiência nos receptores que possibilitam a entrada da glicose nas células, resultando na resistência à insulina e no aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Para ter uma ideia, dados da Federação Mundial de Diabetes mostram que 80% dos 11,9 milhões de brasileiros adultos que apresentam a doença estão com sobrepeso.

3. Causa vício e dependência

Estudos afirmam que o açúcar é viciante e causa dependência por ativar o circuito gerador de prazer no cérebro, aumentando a produção de hormônios como a dopamina e a serotonina.

Assim, funciona como se fosse um sistema de recompensa: quanto mais açúcar você consome, mais hormônio é liberado e mais prazer você sente.

No entanto, o prazer do açúcar dentro do corpo é curto – apenas até o momento em que a insulina o remove do sangue e o estoca na forma de gordura – o que gera a compulsão alimentar por doces.

Estudos feitos no Instituto de Pesquisas do Oregon descobriram através de ressonâncias que o açúcar ativa o cérebro de uma forma similar a drogas como a cocaína.

4. Provoca cáries! Então vamos consumir menos açúcar?

O açúcar é o principal causador de cáries, tanto em crianças como em adultos.

Ela ocorre quando bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares, gerando um ácido que destrói o esmalte do dente.

Para ter ideia, quando se come algo doce, essa bactéria leva por volta de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que tem ação no dente por cerca de 30 minutos.

5. Acelera o envelhecimento

Dietas ricas em açúcar aumentam os radicais livres e o estresse oxidativo promovendo o envelhecimento precoce das células e organismo em geral.

Além disso, o excesso de açúcar também contribui para o envelhecimento da pele através da produção de moléculas AGE, que se depositam sobre as células e dificultam a reparação e a renovação da elastina e colágeno, fazendo com que a pele perca viço e firmeza.

É importante ressaltar que a OMS traz como consumo ideal de açúcar 10% da ingestão total de energia e atualmente o consumo médio no Brasil é de 16,3%. Ou seja, com pequenas mudanças em seus hábitos alimentares é totalmente possível consumir menos açúcar e estar dentro do que é considerado seguro. E se você conseguir reduzir mais ainda, seu corpo e sua saúde só terão impactos positivos!

Gostou do nosso artigo com os motivos para você consumir menos açúcar? Então, agora queremos saber seu ponto de vista. Você reduziria o açúcar em prol de uma alimentação mais saudável? Deixe sua opinião nos comentários!