Produtos proteicos: 7 opções ricas em proteína

por

Time 4 Produtos proteicos 7 opcoes ricas em proteina

Proteínas são macromoléculas presentes no corpo humano e responsáveis por realizar funções importantes no organismo, como por exemplo, auxiliar no crescimento das unhas, fortalecimento dos cabelos e construção muscular.

Vale destacar que as proteínas integram o trio de macronutrientes essenciais para a manutenção da saúde e boa forma. Junto com os carboidratos e as gorduras, elas são elementos indispensáveis na nossa alimentação.

Dentre outros benefícios, a ingestão de proteínas ajuda na redução de gordura corporal, recuperação pós-treino, prevenção de lesões, ganho de força e definição muscular. Por essas e outras, é fundamental incluir alimentos proteicos na dieta. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 produtos proteicos que merecem ser adicionados no cardápio. Vem ver!

Soja: proteína vegetal de qualidade

A soja e os produtos derivados desse grão são altamente proteicos. Em cada 100 gramas de soja há 34 gramas de proteína. A soja pode ser consumida através do leite vegetal, do tofu, dos grãos cozidos em saladas e sopas, além da proteína texturizada, utilizada como substituta da carne nas refeições.

Amêndoas: oleaginosas super proteicas

Você sabia que as amêndoas também estão entre os produtos proteicos que devem ser acrescentados à dieta? Em uma porção de 100 gramas de amêndoas, estão presentes 21 gramas de proteína, o que oferece uma boa dose de energia e saciedade. Além de proteínas, as amêndoas são fontes de vitamina B2, vitamina E, cálcio, fósforo, magnésio e antioxidantes que protegem os ossos, o cérebro e o coração.

Frango: o queridinho dos produtos proteicos

A carne de frango é um dos produtos proteicos mais populares. Em 100 gramas de frango são encontrados 23 gramas de proteína, em média. Trata-se de um alimento proteico de boa digestibilidade e alto valor biológico. Prefira consumir essa carne cozida, assada ou grelhada, preferencialmente sem a pele, para evitar a ingestão excessiva de gordura.

Salmão: proteína aliada da recuperação muscular

O salmão não poderia ficar de fora da nossa lista de produtos proteicos, pois o seu teor de proteínas é elevado. Só para se ter ideia, em uma posta de 100 gramas, existem 31,62 gramas de proteínas. Esse alimento é indicado para praticantes de atividades físicas intensas, como por exemplo, a musculação. Seus nutrientes proporcionam uma ótima recuperação pós-treino, por causa do valor proteico associado à presença do ômega 3.

Carne vermelha: uma das melhores fontes proteicas de origem animal

Segundo especialistas, as melhores fontes de proteína são as de origem animal. Nesse caso, as carnes vermelhas são excelentes pedidas para incluir na dieta, desde que você opte pelos cortes mais magros e sem gordura aparente. As carnes vermelhas têm, em média, 20 gramas de proteínas em um bife de 100 gramas. Os benefícios do consumo desse produto alimentício incluem a formação da queratina e colágeno, essenciais para a saúde e beleza das unhas, pele e cabelos.

Leite de vaca: produto proteico sempre presente na mesa dos brasileiros

O leite de vaca é um alimento completo, que, além de 8 gramas de proteínas em cada 100 gramas, contém boas proporções de gorduras e carboidratos. Para ter um cardápio leve e saudável, aposte no consumo de leite desnatado e prefira os queijos magros (ricotta, cottage e minas frescal). Evite as versões integrais dos produtos e fuja dos queijos amarelos, pois são mais gordurosos.

Sorvete proteico: o mais delicioso dentre os produtos proteicos

O sorvete proteico é uma sobremesa proteica que contém 7,3 gramas de proteínas em uma porção de 60 gramas. Feito à base de whey protein isolado e adoçado com sucralose, o sorvete proteico é uma sobremesa que contem 20g de proteinas em uma porção de 170g. Como se não bastasse, ele é rico em cálcio e fibras, o que faz dele um alimento saudável e funcional.

E aí, gostou do nosso artigo? Os alimentos da lista já fazem parte do seu cardápio? Que outros produtos proteicos você conhece e não foram citados aqui? Comente! Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!