Conheça 4 alimentos com baixo teor de gordura

por

Time 4 Conheça 4 alimentos com baixo teor de gordura

Uma alimentação verdadeiramente saudável precisa conter os três macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Sim! Você não entendeu errado. As gorduras são essenciais na manutenção da saúde e boa forma, porém, as quantidades devem ser moderadas.

Quando nos referimos à importância do consumo de gordura na dieta, não estamos defendendo, de maneira alguma, o consumo de frituras, embutidos com gordura trans ou todos os tipos de óleos vegetais, até porque, o excesso de gordura pode provocar o aumento dos triglicérides e colesterol, além de causar o ganho de peso.

Existem os alimentos gordurosos e altamente saudáveis, como os peixes ricos em ômega três, as carnes vermelhas, o abacate, o coco e as oleaginosas, mas até mesmo esses alimentos devem ser ingeridos sem exageros. Então fica essa dica: gordura é importante, sim, porém, na justa medida.

Para te ajudar a incluir a gordura na sua alimentação, sem se exceder, preparamos uma completa lista com alimentos com baixo teor de gordura. Esses podem ser acrescentados ao seu cardápio sem medo. Vem ver!

Frango: rei dentre os alimentos com baixo teor de gordura

Na lista dos alimentos com baixo teor de gordura, o frango merece o topo. O peito de frango tem baixíssima quantidade de gorduras totais se comparado a outros tipos de carne. Excelente fonte proteica, o frango é um alimento super leve e nutritivo, pois é rico em selênio, fósforo e vitamina B2.

Em 120 gramas de frango sem osso e sem pele, temos apenas 165 kcal, 31 gramas de proteína e quatro gramas de gordura. Além do frango, outras opções proteicas e leves são as seguintes espécies de peixe: tilápia, pintado, dourado e merluza. Todos eles têm poucas gorduras totais.

Sorvete Proteico: deliciosamente magro

Se o sorvete tradicional é rico em gorduras totais, o sorvete proteico, também conhecido como sorvete performance, é uma opção magrinha para se refrescar e se deliciar. O sorvete proteico tem zero gorduras saturadas, zero gorduras trans e zero gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Em contrapartida, contém fibras e proteínas que fazem dele um alimento saudável e funcional.

Queijos brancos: eles estão longe de serem vilões

Há quem pense que todos os tipos de queijo são gordurosos. Puro engano! Há alguns queijos, como minas frescal, cottage e ricota, que integram o grupo dos alimentos com baixo teor de gordura.

Os queijos brancos, geralmente, são leves e recomendados nas dietas saudáveis, pois são laticínios que fornecem cálcio, com baixo índice de gordura saturada. Agora os queijos amarelos, esses sim possuem muita gordura e devem ser evitados.

Quanto mais amarelo, mais gorduroso é o queijo. Em relação aos laticínios, o leite e iogurte desnatados também são ótimas pedidas.

Choco Whey Bar: o chocolate leve e saboroso

Quem diria que um chocolate seria leve e livre de gordura? Pois bem, o Choco Whey Bar é um chocolate proteico livre de gordura trans. À base de whey protein, cacau, pasta de avelã e outros ingredientes saudáveis, essa deliciosa barra é leve, pouco calórica, rica em antioxidantes e ainda melhora o humor. Nada mau, hein?

E aí, você gostou da nossa lista? Esses alimentos já fazem parte da sua dieta? Conhece outros alimentos com baixo teor de gordura que mereciam aparecer na nossa seleção? Comente!